sábado, 31 de março de 2012

Com visita ao Taj Mahal, Dilma encerra visita à Índia

A Presidente Dilma Rousseff encerrou neste sábado sua primeira visita oficial à Índia. Antes de retornar ao Brasil ela visitou o Taj Mahal, em Agra.

Dilma passou cinco dias no país, onde assistiu a quarta cúpula do grupo de potências emergentes Brics, que reúne Brasi, Índia, China, Rússia e África do Sul.

Em sua visita, a presidente afiançou a relação bilateral com a Índia, a fim de unir forças com o país no cenário global para aumentar o peso de ambos nos organismos internacionais de tomada de decisões. E classificou a aliança como fundamental para influenciar a agenda internacional. Dilma pretende reforçar a presença dos dois países em fóruns com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

Ela defendeu ainda a busca por novas oportunidades de negócios entre os dois países e elevar a troca comercial até US$ 15 milhões em 2015.

Na cúpula, os Brics acordaram estudar a criação de um banco de desenvolvimento para financiar projetos próprios daqui a um ano, e também assinaram acordos de crédito, sendo um deles que valida o uso de moedas locais.

Nenhum comentário: