segunda-feira, 26 de março de 2012

Comissão de Ética dá dez dias para que Pimentel explique consultorias

A Comissão de Ética Pública da Presidência decidiu, nesta segunda-feira, que dará dez dias para que o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, preste esclarecimentos sobre consultorias prestadas antes de integrar o governo de Dilma Rousseff.

A decisão da comissão foi apertada, com três conselheiros votando a favor do esclarecimento e três contra, pedindo o voto de minerva do presidente do colegiado, Sepúlveda Pertence.

"Decidiu-se, pelo meu voto de minerva, encaminhar pedido de informações e esclarecimentos ao ministro. Em síntese, embora correto, ao meu ver, o voto do conselheiro Roberto Caldas, de que em linha de princípio atos anteriores à investidura do ministério não são competência da Comissão de Ética, alude o próprio voto a situações excepcionalíssimas, em que atos anteriores possam comprometer a autoridade e exigir providências da Comissão de Ética, pelo menos no papel de conselheira da presidente da República", explicou.

Sepúlveda, no entanto, não entrou na questão da coerência das denúncias. Ele somente informou que o prazo de Pimentel passará a valer a partir do recebimento da denúncia do PSDB.

O jornal "O Globo" revelou, em dezembro do ano passado, que o ministro do Desenvolvimento faturou R$ 2 milhões com consultorias no período entre 2009 e 2010. Metade do dinheiro ganho foi conseguido através de palestras - que nunca ocorreram - em sedes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Nenhum comentário: