quinta-feira, 22 de março de 2012

Corte no IPI de eletrodomésticos é estendido em três meses

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar, não vai mais terminar no dia 31 de março. O governo decidiu estender por mais três meses o benefício, que diminuiu IPI do fogão, por exemplo, de 4% para zero, e da geladeira de 15% para 5% e da máquina de lavar de 20% para 10%.

Segundo a avaliação oficial, a queda do imposto contribuiu para o aumento do emprego e, consequentemente, impulsionou o consumo. Existe a possibilidade de redução do imposto de outros bens de consumo, como o PIS/Cofins para mais alimentos.

Uma queda no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o crédito também é esperada: de 2,5%, pode passar para 2% ou 1,5%. Com o objetivo de estimular a competitividade industrial, o governo pretende ainda parar de cobrar os 20% de contribuição previdenciária na folha de pagamento contra um percentual de 1,5% a 2,5% sobre o faturamento, que não é tributado para os exportadores. Em caso de venda da produção total no mercado externo, a empresa não terá nenhum custo sobre a folha nem sobre o faturamento.

O benefício alcançará os setores de autopeças, têxtil, máquinas e equipamentos, indústria aeroespacial e naval, além dos de couros, calçados, confecção, call centers e software, nos quais a desoneração já vigora. Os grupos de serviços e produção de energia também podem adotar a nova medida.

Nenhum comentário: