quinta-feira, 15 de março de 2012

Cuidados Básicos com Cães e Gatos - (Coluna dos Bichos)

Cuidados Básicos com Cães e Gatos - Alimentação

Muitas pessoas pensam que manter um animal de estimação saudável em sua casa não precisa de tanta observação. Pois estou aqui para mostrar exatamente o contrário! Assim como uma criança pequena, recém nascida ou adolescente tem suas preocupações, os animais de estimação (cães e gatos de qualquer raça) também possuem.

NA ALIMENTAÇÃO - Dar aquele arroz com feijão que sobrou do almoço, aquele pedacinho da barra de chocolate, frutas, comida caseira e ademais são um perigo à saúde de seu animal de companhia. Assim como você se preocupa com a quantidade de gordura corporal, colesterol e açúcar de seu filho, com os cães e gatos também temos de ter essa preocupação. Eles sofrem de doenças ocasionadas pela obesidade ou desnutrição, diabetes, escassez ou excessos de vitaminas e podem ir à óbito por tais.

Entre as mais comuns doenças relacionadas com a alimentação canina e felina estão:

Alergia Alimentar:
O que é: nada mais que uma resposta imunológica exagerada do organismo a determinada substância presente em alimentos.

Sintomas: os sinais clínicos mais comuns do problema são a coceira, vermelhidão e descamação da pele. De ferimentos na pele provocados pela unha do próprio animal enquanto se coça sem parar até quadros gastrointestinais, como diarreia e vomito, com risco até de óbito, se ele não for tratado.

O que causa: os aditivos, conservantes e outras substâncias químicas usadas em rações industrializadas são os principais vilões. Para alguns bichos, porém, as proteínas da carne bovina podem disparar as mesmas reações alérgicas.

Prevenção: em primeiro lugar, evite comprar ração de qualidade duvidosa. Elas têm corante, que, além de provocar alergia, prejudica a absorção dos nutrientes pelo organismo. Não dar banhos em excessos, ocasionando a retirada da oleosidade natural que protege a pele dos animais, pode ser outra medida.

Tratamento: substitua a ração de sempre por fórmulas especiais. Se o animal é muito alérgico, opte por refeições caseiras, porém, desta forma é imprescendível o auxilio de um veterinário.

Obesidade:

O que é: acumulo excessivo de gordura decorrente da alteração no balanço energético do animal.

Causa:
dieta inadequada e sedentarismo são os principais fatores para o aparecimento da enfermidade.

Conseqüências: cães e gatos gorduchos são sérios candidatos a ter níveis elevados de colesterol e triglicidios. Essas substâncias estão por trás de problemas como convulsão, paralisia, danos nos olhos e podem desenvolver diabetes, problemas nas articulações, doenças cardiovasculares e até alterações neurológicas.

Prevenção: compre ração de boa qualidade, de acordo com a idade e grau de atividade para o seu amigo, não ofereça comida inadequada, controle dos pestiscos, estimule a prática de atividades físicas com passeios (no caso dos cães) ou brincadeiras (no caso dos gatos). Respeite a quantidade de ração diária a ser ingerida marcada na embalagem.

Tratamento: uma simples caminhada diariamente já começa a resolver o problema. Para casos mais sérios exige-se um plano nutricional, monitoramento metabólico e hormonal e acompanhamento veterinário.

Problemas no trato urinário inferior:
Causas: as causas conhecidas são de origem genética ou alimentar.

Sintomas: sangue na urina, dificuldade em urinar, depressão, dor na barriga, vomito e desidratação. Pode levar à morte.

Prevenção: Ofereça ração de boa qualidade, não faça mudanças alimentares bruscras e deixe água fresca à disposição.

Tratamento: quando não se sabe a causa, apenas se aliviam os sintomas.

Gastenteristes:

Causas: infecção de vírus, bactéria e intoxicação.

Sintomas: diarréia com ou sem vômito.

Prevenção: cheque a validade da ração, quade-a em local seco e não deixe que seu cão tenha acesso ao lixo.

Tratamento: Consulte seu veterinário de confiança, dependendo do caso, internação e antibióticos são necessários.

A alimentação de seu animal de companhia é vital para determinar a saúde. Portanto, esta deve ser saudável e equilibrada. Se a alimentação não possui os nutrientes e energia adequados, a vida do animal pode correr perigo e encurtar-se desnecessariamente.
Mas para isso não tem mistério! Atualmente, fazer o nosso animal seguir uma dieta correta não é difícil, pois existe no mercado uma vasta gama de alimentos e complementações para tais. É só seguir as indicações dos fabricantes ou de seu veterinário. E, lembrando, não dê comida humana para seus animais.

CUIDADO ESPECIAL COM OS FILHOTES - A amamentação natural é a mais indicada e completa alimentação para os filhotes durante o primeiro mês de vida. Pois contém tidos os elementos necessários ao seu desenvolvimento e imuniza-o de várias doenças infecciosas, através do colostro (substância aquosa, de cor amarelada produzida nas glândulas mamárias e liberada nos dois primeiros dias de vida dos filhotes), pois este contém grande quantidade de anticorpos.
No entanto, o que fazer quando se adota um filhote e não se tem uma ama de leite?

Leite artificial (industrializado): encontramos algumas marcas no mercado brasileiro onde o ingrediente principal é soja e que devem ser preparados conforme indicação dos fabricantes.

Leite artificial (caseiro): no liquidificador pode-se bater 1 copo de leite de vaca integral (A ou B), uma gema de ovo, uma colher de fortificante em pó e uma pitada de sal.

Estes devem ser oferecidos aos filhotes em “chuquinhas” ou em conta gotas. Na primeira semana de vida, o filhote deve mamar 20g de leite de hora em hora. Depois dessa idade as mamadas acontecem de 3 em 3 horas, porém é difícil saber a quantidade exata de leite, pois varia de acordo com a raça e a apetite de cada um. O melhor é oferecer em quantidade tal que o animal fique satisfeito e deixe sobras.
Alimentação após o desmame: O melhor e o mais balanceado alimento para o cão é sem dúvida a ração. Existe no mercado uma variedade de ração disponível, o importante é que você esteja certo de que o alimento é adequado e de boa qualidade. Para os filhotes de 4 meses de idade, alimente 4 vezes ao dia e de 4 a 8 meses de idade, 3 vezes ao dia. Acima de oito meses de idade: 2 vezes ao dia.
Para filhotes a partir de 45 dias de idade, a ração para filhotes certamente é a melhor opção. Existem muitos tipos (secas, semiúmidas ou úmidas), sabores (carne, frango, carneiro, fígado, etc.) e marcas no mercado. Na primeira consulta, o veterinário recomendará o tipo de ração que você deverá fornecer ao filhote. A quantidade de ração a ser dada varia com a raça e o peso do animal.
Mesmo que o filhote rejeite a ração, insista. Não fique tentando oferecer outro tipo de alimento como carne e arroz, isso só vai piorar. Misture ração úmida, em latinha ou sachê, junto com a ração seca para torná-la mais atrativa.
Para cães e gatos a partir de 1 ano de idade: ração para animais adultos: seca, úmida ou semi-úmida, 2 vezes ao dia.

É importante habituar o animal a comer sempre em horários regulares, não sendo necessário deixar alimento em seu comedouro. A água deve ser oferecida sempre fresca e à vontade. Pode ser oferecido também um suplemento vitamínico/mineral, mas sempre sob a orientação médico-veterinário.

DICAS
Os filhotes comem 3 a 4 vezes ao dia quando pequenos e passam a comer menos à medida que vão crescendo; assim, reduza o número de refeições gradativamente. Já os adultos devem ser alimentados 2 vezes ao dia. Isto evita que ele coma grandes quantidades de alimento de uma vez e venha a ter uma torção do estômago.
A ração para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade. O excesso de alimentação causará obesidade e inúmeros problemas ao animal;
Restos de comida, doces, massas e tudo o que não for prescrito pelo veterinário deve ser evitado, mesmo que o cão goste ou queira comer. O cão que "pede" comida da mesa dos donos deve ser repreendido ou retirado do local das refeições familiares;
Mudanças alimentares devem ser feitas gradativamente ou o animal poderá apresentar diarréia;


Mas nada diferente do que fazemos com nossos filhos, não acham? Afinal, cuidamos de quem amamos independente se têm pés ou patas. Veja mais no site do Abrigo dos Bichos: http://www.abrigodosbichos.com.br/forum/Topico597.htm

Por Gabrielle de Castro.

Nenhum comentário: