sábado, 24 de março de 2012

Família e amigos prestam últimas homenagens a Chico Anysio no Rio


Os atores Bruno Mazzeo e Nizo Neto, filhos do humorista Chico Anysio, morto nesta sexta-feira, foram os primeiros a chegar no velório do corpo do pai, que acontece neste sábado, no Theatro Municipal, Centro do Rio de janeiro. Familiares, amigos e o público em geral prestam as últimas homenagens ao comediante, que não resistiu a uma parada cardiorespiratória e morreu de falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar.

Estiveram no local a filha de Chico, a atriz Maria Maya, o cantor Elymar Santos, as atrizes Marília Pêra e Glória Pires, os atores Marcos Palmeira e Marcius Melhem, os diretores Zelito Viana e Cininha de Paula entre outros. A ex-mulher de Chico, Alcione Mazzeo, também compareceu, além da atriz e apresentadora Ana Furtado com o diretor Boninho.

O humorista será cremado neste domingo em uma cerimônia restrita à família e aos amigos mais próximos, no cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio. O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral emitiu nota lamentando a morte de Chico e decretou luto oficial de três dias pelo falecimento.

Nordestino 'arretado', Chico lutou contra morte

A saúde de Chico Anysio já estava debilitada há mais de um ano. Em dezembro de 2010, o humorista foi internado com falta de ar e foi identificada uma obstrução da artéria coronariana, além de ter apresentado quadro de pneumonia. Ele recebeu alta em março de 2011.

Em novembro, Chico foi internado novamente por causa de uma infecção urinária e permaneceu no hospital até dia 21 de dezembro. No dia seguinte, o humorista voltou ao local apresentando hemorragia digestiva. O quadro de saúde do humorista foi se agravando durante o período.

Personagens que ficarão na história do humor

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape (Ceará) no dia 12 de abril de 1931 e se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança. Na adolescência, Chico Anysio frequentou programas de calouros em rádios no Rio e em São Paulo. Nas telas, sua estreia foi na "TV Rio" com "Noite de Gala", em 1957.

Na TV, alguns de seus programas de maiores sucessos foram "Chico Anysio Show", "Chico Total", "Escolinha do Professor Raimundo", Zorra Total". O humorista criou personagens que vão ficar na história do humor brasileiro, entre eles: Alberto Roberto, Bozó, Coalhada, Justo Veríssimo, Nazareno, Professor Raimundo, Salomé.

Casado seis vezes (incluíndo a atriz Alcione Mazzeo e a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello), o comediante teve oito filhos: Lug de Paula, Nizo Neto, Rico Rondelli, André Lucas (adotivo), Cícero Chaves, Bruno Mazzeo, Rodrigo e Vitória. O velório será realizado durante a tarde de sábado no Theatro Municipal, na Cinelândia (Centro) e vai ser aberto ao público a partir das 14h. O corpo será cremado no Cemitério do Caju.

Nenhum comentário: