terça-feira, 27 de março de 2012

Representantes de municípios do MS participam de evento sobre sustentabilidade em Brasília

O encontro acontece entre os dias 27 e 29 de março com o objetivo de divulgar o desenvolvimento sustentável das cidades

Profissionais que atuam em 21 cidades do interior do Estado como agentes de desenvolvimento do Prolocal – projeto do Sebrae de apoio ao desenvolvimento dos municipios do MS -participam nos dias 27 a 29 de março, em Brasília, do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O evento tem como objetivo incentivar a adoção de uma agenda propositiva para o desenvolvimento sustentável das cidades e fornecer subsídios para incorporar os temas da sustentabilidade socioambiental, da erradicação da miséria e da criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios.

O grupo sul-mato-grossense conta com 24 pessoas que, durante o evento, irão acompanhar palestras com temas variados, entre eles, identificação e potencialização das vocações locais, mobilidade urbana sustentável e qualidade do ar e construção sustentável.

O encontro é considerado uma prévia da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20. Na ocasião, será aprovado o posicionamento das autoridades brasileiras para a conferência, a ser realizada, em junho, no Rio de Janeiro, também serão entregues premiações às experiências de boas-práticas de sustentabilidade ambiental urbana implementadas por municípios.

A programação conta ainda com o lançamento da Rede Nacional de Agentes de Desenvolvimento, com o intuito de ampliar a troca de informações entre profissionais de todo o País. Participam do evento o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, ministros, parlamentares, prefeitos e prefeitas, além de representantes de organizações da sociedade civil e de instituições financeiras.

O evento é realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e os apoios do Sebrae Nacional e do Governo Federal.

O Prolocal é realizado pelo Sebrae em MS desde o ano passado e atende a 21 cidades com menos de 50 mil habitantes. O agente de desenvolvimento é o profissional designado pela prefeitura de cada cidade para orientar em parceria com o Sebrae as ações de fomento ao desenvolvimento local nas cidades.

São municípios integrantes do Prolocal: Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Maracajú, Mundo Novo, Nioaque, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Mundo Negro, Selvíria, Sidrolândia, Sonora. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no www.ms.prolocal.com.br

Confira a programação I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável:

http://www.encontrodesenvolvimento.fnp.org.br/index.php/noticias-emd/10627-municipios-se-encontram-em-brasilia-para-debater-o-desenvolvimento-sustentavel

Nenhum comentário: