quarta-feira, 8 de agosto de 2012

POLEMICA:Senado aprova 50% de cotas em universidades públicas

O Senado aprovou na terça-feira, dia 7, a reserva de pelo menos 50% das vagas das universidades públicas e escolas técnicas federais para alunos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Dentro desta reserva, haverá cotas social e racial. A proposta segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Metade das vagas reservadas será destinada para estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. A outra parte será preenchida por autodeclarados negros, pardos e indígenas, de acordo com a distribuição em cada estado.

O senador Aloysio Nunes (PSDB) discursou contra, por acreditar que o projeto fere a autonomia universitária. Pedro Taques (PDT) retrucou, dizendo que autonomia não deve ser confundida com soberania.

“A rejeição desse projeto significaria que pobres, negros e índios não teriam acesso às universidades. Tem gente que não quer que filho de pobre chegue à universidade, por isso tem gente que foi contra o ProUni”, disse Paulo Paim (PT).

Um comentário:

Jama Libya disse...

PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros.
PQNAB! É lançado o pré-manifesto e estatutos do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros em 17 estados da ONNQ unidos a inúmeros movimentos e Entidades Negra ativistas e simpatizantes do Brasil que tem um pensamento em comum, o de assumir a responsabilidade e deveres para nossa comunidade e autonomia e conquistas nossos direitos resgatando e redimensionando o poder de nossos valores em favor de nossa comunidade e da nação. Brasil.Viva Zumbi! Brasil. Para maiores informações e adesões do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros. pelos e-mails pqnab@bol.com.br / p.qnab@ig.com.br / p.qnab@yahoo.com.br